Participe no Humanidades Digitais.

Se desejar pode submeter aqui um artigo quer seja original ou com ligação para outro website.

Aluna da NOVA FCSH vence prémio de jornalismo da Comissão Europeia — Universidade Nova de Lisboa

Serenela Moreira, aluna da licenciatura em Ciências da Comunicação na NOVA FCSH, venceu o prémio Youth4Regions Media Programme da Comissão Europeia com um artigo sobre o U-bike Portugal.

O desafio era apresentar “um projeto do país de origem dos candidatos que tivesse sido co-financiado por fundos europeus” e foi lançado aos estudantes universitários de todos os estados-membros da União Europeia.

O trabalho de Serenela, orientado pela docente Marisa Torres da Silva, foi o melhor entre todos os portugueses a concurso. Como prémio, a aluna vai acompanhar a comitiva internacional de jornalistas presente na Semana Europeia de Regiões e Cidades, que se realiza de 8 a 11 de outubro em Bruxelas, na Bélgica. Além dos vários painéis sobre coesão europeia, vai também frequentar um curso de storytelling e jornalismo digital integrado no programa.

O U-bike Portugal, assunto central do artigo vencedor, é um sistema de aluguer semestral ou anual de bicicletas que está a ser lançado em 15 universidades portuguesas, incluindo a NOVA. A ideia passa, naturalmente, por reduzir as emissões de dióxido de carbono e promover rotinas de transporte mais saudáveis entre toda a comunidade académica. Foram estes os motivos que levaram Serenela a escolher o tema: “quis escrever sobre um projeto de que me orgulhasse e que conhecesse de perto”, afirmou.

O texto, submetido em inglês, conta com declarações do coordenador nacional do U-bike Portugal e antigo Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza. Miguel Castro Neto acredita que a entrada na Universidade é “o momento ideal para alterar o estilo de vida dos jovens e tornar a utilização da bicicleta num hábito”.

Serenela Moreira está no terceiro ano do curso de Ciências da Comunicação, a estudar as áreas de Jornalismo e Comunicação Estratégica. A caminho de Bruxelas pela primeira vez, encara este prémio como uma “grande oportunidade de aprendizagem”.

Fonte:

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos. Acumula experiência e diverte-se na implementação de soluções com plataformas de publicação como o WordPress, Joomla, e Open Journal System.

Be the first to comment

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: