open source tools, software and platforms for scholar-led approaches to open acces


OA Resources

‘Abysmo nos Arredores de Imaginário’, encontro literário nas Caldas da Rainha

O festival ‘Abysmo nos arredores de Imaginário’, organizado pela editora Abysmo, decorre de 13 a 15 de Abril, nas Caldas da Rainha, e acolhe exposições, uma feira do livro, lançamentos e conversas com autores.

Valério Romão, Luís Carmelo, Henrique Fialho, João Maia Pinto e António de Castro Caeiro são alguns dos convidados presentes no ‘Abysmo nos Arredores de imaginário – A Literatura à mão de semear’.

“Abysmo foi-se tornando, nestes últimos anos, não apenas uma editora literária de projectos e casos desafiantes, que dá particular atenção ao desenho do objecto-livro convocando para tanto a ilustração e as artes plásticas, mas uma experiência que aproveita todas as plataformas, as clássicas como mais tecnológicas, para estimular o encontro entre o escritor e o seu leitor, enfim para promover a leitura. Um álbum como «Sérgio Godinho e as 40 Ilustrações», que convocou em torno dos poemas do cantar quatro dezenas de ilustradores, fez-se exposição que calcorreou ao longo de dois anos todo o país. «No Precipício Era o Verbo» começou sendo espectáculo de poesia dita e musicada, envolvendo um professor universitário e tradutor de Aristóteles, António de Castro Caeiro, o actor André Gago, o poeta e diseur, José Anjos, e o músico Carlos Barretto, antes se tornar em livro homónimo, com CD incluído, e ilustrações de André da Loba. Muitos outros exemplos, envolvendo teatro, dança, conferências, jornais, programas de rádio e televisão, além da intenet, poderíamos somar aqui para confirmar este modo interdisciplinar de colocar o livro e a experiência literária no centro das nossas vidas.

Na sequência de uma relação continuada e muito enraizada com o Oeste, através de várias parcerias, com a sociedade civil (Casal da Eira Branca) como com instituições (Câmara Municipal das Caldas da Rainha), mas sobretudo por via da edição de vários autores da região (Isabel Castanheira, Carlos Querido, Fernanda Botelho entre outros) resolvemos arriscar uma versão de micro festival: ABYSMO NOS ARREDORES DE IMAGINÁRIO.

Começámos por convocar alguns dos autores da casa, mais ou menos conhecidos, da ficção como do ensaio, da poesia como da ilustração, mas em busca de interacção com a cultura e os seus actores locais, propondo-nos mesmo ir ao encontro de faixas da população, de costume, alheadas deste tipo de iniciativa. Assim, num único fim-de-semana (13 a 15 de Abril) organizaremos uma feira do livro (com alguns nunca vistos), debates, sessões de poesia dita e musicada, concertos, lançamentos exclusivos (alguns de autores da região), performances e o mais que a imaginação alcançará”.

Mais informações disponíveis aqui.

Fonte: ‘Abysmo nos Arredores de Imaginário’, encontro literário nas Caldas da Rainha

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta