skip to Main Content

A responsabilidade no olhar sobre o sofrimento alheio

A Responsabilidade No Olhar Sobre O Sofrimento Alheio

Resumo


O ciclo Roda de Saberes surgiu com o objetivo de fomentar um espaço de diálogo inter e transdisciplinar centrado na paisagem metodológica que caracteriza a investigação no CES. Pensando numa forma de ampliar este diálogo e facilitar interações positivas e produtivas entre os/as participantes do ciclo, vimos propor as Tertúlias Roda de Saberes, que se constituem como momentos informais de partilhas de experiências entre investigadores/as do CES, visando potenciar as interações entre todos/as os/as envolvidos/as.


Nesta segunda Tertúlia, partindo do debate gerado em torno do tema “desafios éticos”, propomos uma conversa sobre “A responsabilidade no olhar sobre o sofrimento alheio”.


Qual o papel e a responsabilidade dos/as investigadores/as em Ciências Sociais e Humanas perante o sofrimento do outro?

Como lidar com esse sofrimento?

Qual é o limite para o poder dos/as investigadores/as na relação com o outro?


Deixamos o convite para aparecerem e o desafio de levarem alguma reflexão ou testemunho sobre “responsabilidade”e “sofrimento”.


Porque se pretende que este seja um momento de convívio informal e porque as melhores ideias surgem muitas vezes à volta da mesa, sugerimos que tragam o vosso copo ou caneca e uma qualquer contribuição (comida ou bebida) para um lanche partilhado.


____________________________


As Tertúlias Roda de Saberes realizam-se na primeira quinta-feira de cada mês, exceto nos meses em que decorra uma Oficina Roda de Saberes ou que coincida com períodos de férias.

Evento organizado no âmbito do Ciclo de Oficinas de Metodologias “Roda de Saberes

Fonte: A responsabilidade no olhar sobre o sofrimento alheio

Deixar uma resposta

Back To Top