“A fundação Freudiana da psicanálise como teoria geral da ação humana”

Escola de Verão – Curso

Inscrições abertas

Datas: 9 a 13 de julho de 2018 | dias úteis das 11h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30
Docente Responsável: José Gabriel Pereira Bastos
Áreas: Línguas, Literaturas e Culturas

Objetivos:

Apresentar a teorização freudiana que, epistemologicamente, emerge como uma disciplina de tipo novo, transversal e integrativa, propondo uma teoria geral da ação humana criativa, existencialmente dramática e politicamente problemática – uma teoria da articulação da organização variável da mente com a organização variável do mundo.

A redução da psicanálise à biologia e à clínica, bem como ao psicologismo das funções mentais e dos processos de aprendizagem, foi sempre denunciada por Freud.

O freudo-marxismo, a antropologia psicanalítica, a análise dos processos identitários e das produções imaginárias, bem como a neuropsicanálise, enfrentaram escotomizações e interditos e trouxeram a teorização freudiana para o século XXI.

Fonte: “A fundação Freudiana da psicanálise como teoria geral da ação humana” – CRIA

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta