skip to Main Content

A Europa em Álvaro Siza: Cidade, Democracia e Arquitetura

A Europa Em Álvaro Siza: Cidade, Democracia E Arquitetura

Apresentação


O colóquio que apresentamos cruza os temas da exposição “ÁLVARO SIZA – (IN)DISCIPLINA” e os objetivos do projeto de investigação, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, (EU)ROPA – Rise of Portuguese Architecture.


Com enfoque na “Cidade, Democracia e Arquitetura”, o colóquio “A EUROPA EM ÁLVARO SIZA” permitirá colocar em perspetiva a obra de Álvaro Siza no quadro da arquitetura portuguesa, e em sintonia com a cultura europeia, das vanguardas modernas do início do século XX aos novos caminhos que surgem na pós-segunda guerra mundial até à contemporaneidade. 


“A EUROPA EM ÁLVARO SIZA” propõe o cruzamento de olhares diferentes, em múltiplas perspetivas críticas, para isso convocando jovens investigadores que trabalham em diferentes instituições de ensino de arquitetura europeias e integram a rede “Facing Europe” do projeto (EU)ROPA, além de investigadores ligados à obra de Siza e “keynote speakers” de prestígio internacional, conforme consta no programa. 


 Propõe-se o colóquio como um momento de interpelação da arquitetura portuguesa através da análise diversa e plural da obra de Siza, com especial destaque na sua contribuição para o fortalecimento da democracia, projetando e construindo em Portugal e internacionalmente uma arquitetura capaz de testemunhar os lugares, reforçar as culturas, dialogar com as populações. O encontro visa sublinhar o humanismo da arquitetura de Siza, em diversos programas, dos mais sofisticados aos mais simples, e em diversas geografias, das mais recônditas às mais centrais. “A EUROPA EM ÁLVARO SIZA” esboçará o retrato, em vários ângulos, e debaterá o legado, a múltiplas vozes, de uma arquitetura que embora celebrizada e premiada nunca perdeu a modéstia de quem projeta com dúvidas e hesitações, sempre eloquentemente expostas em desenhos que são património da arte e arquitetura do nosso tempo. 

 


(EU)ROPA. Rise of Portuguese Architecture – Projeto financiado por FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. POCI-01-0145-FEDER- 030492. 


 

Fonte: A Europa em Álvaro Siza: Cidade, Democracia e Arquitetura

Deixar uma resposta

Back To Top