open source tools, software and platforms for scholar-led approaches to open acces


OA Resources

a construção de narrativas sobre as crianças-soldado

Apresentação


O objetivo deste seminário é apresentar os resultados preliminares da investigação desenvolvida pela doutoranda Giovanna Ayres Paiva, no âmbito de um estágio de pesquisa  desenvolvido no CES, sob supervisão de Daniela Nascimento, investigadora do CES.



Resumo

Nesta pesquisa, argumentamos que a discussão em torno do emprego de crianças-soldado foi baseada em algumas narrativas. Por “narrativas”, referimo-nos a histórias construídas, contadas e recontadas, com o objetivo de criar uma “verdade”, uma versão sobre acontecimentos, uma argumentação de como os eventos ocorreram.  Desse modo, propomos a hipótese de que a discussão sobre crianças-soldado em âmbito internacional, sobretudo a partir da década de 1990, foi construída tendo por base uma narrativa dominante que está amparada em três pilares: o colonialismo, o pensamento liberal e a perspectiva securitária.

Esses três aspectos formam linhas de argumentação que constroem uma narrativa sobre as crianças-soldado, visto que influenciam os modos de se enxergar as próprias crianças, as partes que as empregam e o recrutamento de crianças-soldado em âmbito internacional. Mais do que isso, a construção de uma narrativa sobre crianças-soldado com base nesses três pilares fortalece a consolidação de um modelo de paz e de desenvolvimento que instrumentaliza a criança-soldado como um problema de Segurança do Sul Global e que, consequentemente, legitima e fortalece um modelo já presente de governança global.

Por outro lado, também reconhecemos que há contestação dessa narrativa e tentativas de construir outras narrativas que coloquem em pauta elementos pós-coloniais. Como forma de realizar nossa pesquisa, utilizaremos uma abordagem teórica baseada nos Estudos de Segurança Internacional, pós-colonialismo, paz liberal e governança global, e Crianças e Conflitos Armados. Com o objetivo de analisar o modo pelo qual tais narrativas foram construídas analisaremos a bibliografia sobre crianças-soldado, órgãos da ONU e ONGs que trabalham com a temática.

Oradora: Giovanna Ayres Paiva (Doutoranda em Relações Internacionais, San Tiago Dantas, Unesp/Unicamp/Puc-Sp).

Comentadora: Carla Marcelino Gomes (investigadora do Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra)

Moderação: Daniela Nascimento (Investigadora CES/FEUC)


 

Fonte: a construção de narrativas sobre as crianças-soldado

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta