Participe no Humanidades Digitais.

Se desejar pode submeter aqui um artigo quer seja original ou com ligação para outro website.

20 anos de Harry Potter — Universidade Nova de Lisboa

Em 2017 Harry Potter e o seu universo celebram vinte anos de existência, facto que será assinalado em Lisboa com uma reunião de investigadores internacionais que se dedicam ao estudo do universo do jovem feiticeiro. O evento, a realizar na Biblioteca Nacional de Portugal no dia 20 de outubro, inclui uma exposição e um congresso onde se marca o aniversário de um produto e ícone cultural que se tornou universal.

Desde 1997 que a famosa personagem de J. K. Rowling (n. 1965) se tornou um fenómeno que seduz seduzir leitores jovens (e não tão jovens) nos quatro cantos do globo. A série de romances ocupa um total de 4.195 páginas e vendeu mais de 500 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se na mais vendida de sempre. As referidas obras foram traduzidas para mais de 65 línguas e, como é sabido, adaptadas ao cinema desde 2001, despertando nos adolescentes e jovens um maior interesse pela leitura desde o final dos anos 90.

J. K. Rowling residiu no Porto entre 1991 e 1993, onde ensinou inglês como língua estrangeira e conheceu o jornalista Jorge Arantes, com quem casa em outubro de 1992, e com quem tem uma filha. O casal separa-se em novembro de 1993 e, no mês seguinte, Rowling e a filha mudam-se para Edimburgo, levando a autora já redigidos três capítulos da obra que viria a chamar-se Harry Potter and the Philosopher’s Stone.

Rowling termina o manuscrito em 1995 e a obra é recusada por doze editoras até ser aceite, no ano seguinte, pela Bloomsbury, que a publica em junho de 1997. Em julho do ano seguinte surge o segundo volume, Harry Potter and the Chamber of Secrets, e o terceiro, Harry Potter and the Prisoner of Azkaban, é publicado em julho 1999. No ano seguinte surge Harry Potter and the Goblet of Fire. Passados três anos é publicado o quinto volume, Harry Potter and the Order of the Phoenix, surgindo o sexto volume, Harry Potter and the Half-Blood Prince, em 2005, edição que vende nove milhões de cópias no primeiro dia. Em 2007 é publicado o sétimo volume, Harry Potter and the Deathly Hallows, que vende, num dia, onze milhões de cópias na Grã-Bretanha e nos EUA. Em 2016, é publicada a peça de teatro redigida por Rowling, Jack Thorne e John Tiffany, Harry Potter and the Cursed Child, que se torna um êxito de bilheteiras em Londres. Em outubro de 2017 são publicadas, pela British Library, para acompanhar a exposição dedicada a Potter, duas histórias sobre magia a partir do universo de Harry Potter: Harry Potter: A History of Magic, que é o catálogo da exposição e Harry Potter: A Journey through a History of Magic, redigida por curadores da British Library, e que consiste numa história da magia, da alquimia aos unicórnios e dragões, passando por Hogwarts, e que inclui desenhos e páginas de manuscritos, entre outro material que se encontra no espólio da British Library.

Rowling publicou ainda outras obras relacionadas com o mundo (im)possível de Potter, a saber: Fantastic Beasts and Where to Find Them; Quidditch Through the Ages (2001), The Tales of Beedle the Bard (2008), Short Stories from Hogwarts of Power, Politics and Pesky Poltergeists; Short Stories from Hogwarts of Heroism, Hardship and Dangerous Hobbies; Hogwarts: An Incomplete and Unreliable Guide (2016), e o guião Fantastic Beasts and Where to Find Them (2016).

A autora publicou ainda vários livros para adultos, nomeadamente The Casual Vacancy (2012), e os romances policiais The Cuckoo’s Calling (2013), The Silkworm (2014), Career of Evil (2015) e Lethal White (no prelo), sob o pseudónimo Robert Galbraith.

A organização do evento é do CETAPS e de Rogério Puga, docente do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas.

Fonte: 20 anos de Harry Potter — Universidade Nova de Lisboa

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta